terça-feira, 23 de abril de 2013

"Perto de Ti" (Anita Notaro): OPINIÃO!

Li anteriormente "Há Sempre Um Amanhã" da autora Anita Notaro e como foi um livro que me tocou, assim que vi este "Perto de Ti" fiquei com vontade de o ler.

Entrei na leitura de "Perto de Ti" com expectativas, ansiando por um livro que me levasse por uma viagem e acabei por me deparar com um livro que me envolveu como uma manta quente e macia e que me encheu de emoções e me encantou.

A autora Anita Notaro constrói um enredo à volta de Louisa - uma jovem mulher solteira e psicóloga de profissão que se debate com a frustração de uma vida monótona e que pura e simplesmente decide mudar de vida. Louisa decide mudar de casa, de ares e de profissão e encontra nas suas duas melhores amigas Maddy e Clodagh todo o apoio para embarcar nesta aventura. 

Louisa decide viver numa casa móvel e trabalhar como psicóloga de cães e a verdade é que este novo emprego vai permitir-lhe conhecer novas pessoas que acabarão por ter um impacto importante na sua vida, pois no decurso da sua actividade profissional, Louisa acaba por constatar que quem precisa de ajuda não são os animais mas sim os seus donos.

Louisa começa gradualmente a aperceber-se que os seus "clientes" humanos se debatem com inúmeros problemas de ordem relacional e familiar, o que acaba por levar Louisa a analisar a própria relação conturbada que mantém com a sua mãe desde a infância, relação essa que lançou os alicerces da sua personalidade actual em adulta.

Em "Perto de Ti", a autora Anita Notaro brinda-nos com uma leitura pintada de sentimento, onde sobressai um enredo onde as relações de amizade, de vizinhança e familiares são as estrelas desta leitura.

A autora Anita Notaro consegue mais uma vez dar vida a personagens não só cheias de carácter, mas também repletas de emoção; personagens tão reais que se tornam próximas do leitor e o tocam de forma muito particular.

Em simultâneo, a autora consegue criar um enredo marcado por uma intrincada teia de relações humanas, que graças à participação de Louisa conseguem deslaçar-se e resolver-se.

Não fossem estes aspectos suficientes para conferir uma riqueza extraordinária a esta narrativa e a autora consegue ainda presentear-nos com uma história de amizade profunda e leal entre Louisa, Maddy e Clodagh; amizade essa que é patente ao longo de todo o livro e que vai ter um papel fulcral no decorrer da acção.

"Perto de Ti" além de viver das personagens, das relações, das auto-análises e consequentes descobertas e crescimento pessoal, destaca-se pela maneira brilhante como a autora Anita Notaro consegue trazer ao leitor uma narrativa onde ocorre um equilíbrio perfeito entre humor e emoção. É soberba a forma como a autora consegue fazer rir o leitor com episódios muito cómicos e depois consegue emocionar o leitor e levá-lo às lágrimas em consequência de episódios inesperados e absolutamente tocantes.

"Perto de Ti" pode parecer à primeira vista uma leitura ligeira, mas a verdade é que, através das personagens, a autora Anita Notaro oferece-nos uma narrativa cheia de profundidade e beleza. É daquelas leituras tão envolventes que nem damos pelo tempo passar, chegando ao fim com imensa rapidez e deixando no coração e mente do leitor um mundo inteiro de pensamentos, reflexões e significados.

CLASSIFICAÇÃO: 6. Excelente!


3 comentários:

Anónimo disse...

Gostei :) Estava à espera de um review deste livro :) Parabéns

Roberta

Unknown disse...

Este livro tocou-me de uma forma como nenhum outro tinha feito até hoje. Deu sentido a algumas coisas na minha vida e revi-me em quase todos os momentos e sentimentos experiênciados por Louisa, ou melhor, por Lulu. Agora, que estou embalada neste mundo da leitura, gostava de voltar a pegar em algo que me tocasse tanto quanto este, que me ensinasse como este me ensinou. Algum conselho? Por quatro vezes, e a primeira inesperadamente, chorei e tive que para por instantes. Recomendo vivamente.

Diana Barbosa disse...

Olá Gisela

Fico encantada quando os livros têm o poder de nos tocar e suscitar reacções e oferecer-nos ensinamentos.

Olha aconselho-te "O Café do Amor" de Deborah Smith e "Estarás Sempre Comigo" de Anna McPartlin. Acho que vais gostar. São livros de emoções e sentimentos.

E é possível que também te agrade "A Confissão da Parteira" de Dianne Chamberlain e "Vinte e quatro horas na vida de uma mulher" de Stefan Zweig.

Se entretanto leres alguns destes livros passa por cá para dizeres o que achaste :)

Boas leituras.