quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"De uma só sorte" (Tiago Gonçalves): OPINIÃO!

Tive oportunidade de ler este livro graças à generosidade do autor Tiago Gonçalves, a quem desde já agradeço pela oferta.

"De uma só sorte" é o 1º livro do jovem autor Tiago Gonçalves que nasceu em 1986 na bela cidade do Porto e cujo gosto pela Literatura desde cedo se manifestou e foi crescendo progressivamente à medida que os anos avançavam.

"Licenciando-se em Sociologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o seu sentido crítico e analítico é sinónimo de uma constante evolução ao longo de toda a sua vida, até ao ponto de chegada. A instrução académica seria o complemento para a sua própria aprendizagem, curiosidade e constante vontade de conhecer, aprender e pensar."

E é com este conhecimento de fundo sobre o autor que parti para a leitura do livro "De uma só sorte": um livro com poucas páginas que me acompanhou numa tarde de Verão e me levou a conhecer a personagem Manuela: uma mulher que não alcança além do seu campo e que vive uma vida pacata e sem ambição.

Este livro é um livro sobre uma mulher, a sua vida, o ritmo das suas acções. Poderia resumir-se a um eterno movimento circular, no sentido em que a vida de Manuela tem um ritmo e um correr de acções diárias que começam sempre no mesmo ponto e terminam regressando ao ponto de partida.

É um livro simples, sobre uma mulher simples e a sua vida e quotidiano. Uma reflexão sobre a vida e os limites que formamos à nossa volta.

É o primeiro livro de um jovem autor que agora começa a dar os seus primeiros passos na esfera da literatura e que terei todo o gosto de ver crescer enquanto escritor, dado que ele já tem outros projectos em vista para breve :).

Para saberem mais um bocadinho sobre este livro deixo-vos a sinopse:

"Presa num mundo sem profundidade, a visão de Manuela não alcançava para além do seu campo, isolada do seu pensamento e ambição, a sua vida poderia resumir-se a um eterno movimento circular, constantemente voltando ao ponto de partida, quando parecia estar prestes a escalar as paredes que restringiam a sua vida, sem ambição que gerasse qualquer opção, a vida era simples e resumida, não fossem os acontecimentos do seu mundo serem bem maiores do que o espaço ao qual se restringia, espaço e mundo no qual ninguém queria entrar. Esta obra abre, para si, as portas deste mundo".

Fiquem atentos porque em breve teremos novidades sobre o autor Tiago Gonçalves!

CLASSIFICAÇÃO: 4. Bom!

Sem comentários: