segunda-feira, 9 de maio de 2011

"O Enigma das Cartas Anómimas" (Agatha Christie): OPINIÃO!

Este foi o 4º livro da autora Agatha Christie que li este ano. Desde que me estreei com "Anúncio de um crime", em Janeiro, fiquei fã e aos bocadinhos vou comprando outros livrinhos da autora para ler.

Desta vez o escolhido foi "O enigma das cartas anónimas" (obrigado Verinha pela troca :)).

Acompanhamos a história narrada pela voz de Jerry Burton que, após um acidente grave de automóvel, decide, a conselho do médico, ir para uma aldeia sossegada com a sua irmã Joanna, para recuperar.

O local escolhido para a recuperação foi uma aldeia em Lymstock - um lugar tranquilo, onde nada de emocionante aconteceria...pensavam Jerry e Joanna, mas rapidamente perceberam que não seria assim.

Naquela que deveria ser a pacata aldeia em Lymstock andavam a circular umas cartas anónimas dirigidas a várias habitantes da aldeia com acusações graves.

Em vez de sossegada, a aldeia em Lymstock está cheia de intrigas e mistérios e Jerry e Joanna vão-se ver envolvidos nisto logo de início, quando também eles recebem uma carta anónima com acusações fortes. Inicialmente, não dão grande importância ao assunto, pensando que aquela carta tinha sido enviada por algum habitante descontente com o facto de ter 2 desconhecidos na sua aldeia.

Mas quando estes irmãos percebem que mais habitantes receberam cartas anónimas, o mistério adensa-se.

Quando uma das habitantes aparentemente se suicida (Mrs. Symmington) em resultado de uma dessas cartas as coisas começam a complicar-se.

E quando ocorre o homício da criada da falecida Mrs. Symmington tudo se complica ainda mais.

Afinal andará um assassino à solta? Que mistérios esconde a pacata aldeia em Lymstock?

Neste livro vamos acompanhar a vida dos vários habitantes desta aldeia e ver que muitos escondem segredos e é o desconstruir desse emaranhado de segredos que nos leva à descoberta do assassino.

E claro está que a velhinha Miss Marple tinha que estar metida na resolução do caso. De visita à aldeia e hospedada em casa do vigário, Miss Marple ajudará a resolver o caso.

Só tenho de referir que tive pena que o surgimento de Miss Marple só ocorresse muito próximo do final, o que fez com que o seu envolvimento na resolução do mistério fosse pequeno. De qualquer é sempre uma personagem que me agrada encontrar nos livros de Agatha Christie.

CLASSIFICAÇÃO: 5. Muito Bom!

Sem comentários: